O projeto “João Rural”, do Instituto Chão Caipira “Malvina Borges de Faria”, foi selecionado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do edital 41/2015 do Programa de Ação Cultural da Secretaria da Cultura. Contemplado com uma verba de R$ 50 mil, os trabalhos serão coordenados por José Vicente Faria, diretor-financeiro da ONG, e Francisco de Carvalho Dias de Andrade, doutorando em História da Arte pela UNICAMP.
A proposta de trabalho envolve o estudo do acervo para seleção de 150 horas de vídeos, 10 mil fotos e duas mil páginas de texto, incluindo livros, receitas, jornais e revistas de autoria do pesquisador João Rural, com foco voltado para expressões culturais, tradições, paisagens, história, memória e personalidades.
A partir daí, passaremos à digitalização e indexação, com palavras chaves, do material selecionado para a disponibilização em site, com mecanismo facilitado de pesquisa voltado a educadores, estudantes e pesquisadores do Vale do Paraíba.
Contará ainda com páginas específicas de mais de 30 cidades do Vale do Paraíba envolvidas, aproveitando o material já produzido para o Guia Nascentes 2013, apoiado pela Petrobrás, que contou com 999 fotos, informações históricas e 650 atrações turísticas e culturais, com link para os arquivos de mídia digitalizados que se referem a cada município.
Por fim, serão feitas visitas aos Conselhos Educacionais de dez das cidades abrangidas para apresentação do site e de sugestão de roteiro pedagógico.
Parte do material já pode ser conhecida no site www.tvchaocaipira.com.br