Blog

Home / Blog

As histórias das colinas

F1000004
Foto de João Rural

Por Francisco Dias de Andrade – Historiador

Quem percorre as estradas da região sabe que a fotografia acima não traz nenhum panorama extraordinário. Tanto que é bastante difícil identificar o local onde o João Rural bateu a foto.

Ainda assim, quanta história guardam esses morros… Em muitos deles ainda se vê as marcas dos antigos alinhamentos dos pés de café – uma técnica pouco sábia, que favorecia o empobrecimento do solo e contribuiu para o aspecto “pelado” comum a maior parte dos morros do Vale.

As mesmas condições de relevo ajudaram a fazer das tropas de mula o principal meio de transporte de carga da região. A imagem registra um desses antigos caminhos de tropa abandonado, galgando em uma suave diagonal a vertente bastante inclinada da colina em primeiro plano, à esquerda. Contrastando com seu abandono, vê-se a estrada de rodagem que corre mais abaixo (ao fundo da foto), ladeada em todo o trajeto por sítios e habitações humanas – que, com toda a certeza, também margeavam o caminho de tropeiros e rapidamente ruíram após o abandono completo da antiga estrada.

Mesmo a mais singela das colinas tem suas histórias. Saber reconhecê-las é algo verdadeiramente enriquecedor, mas que somente se faz possível através da frequentação das paisagens que nos são próximas. E isto foi algo que o João sempre soube.